quarta-feira, 13 de julho de 2011

Overdose de Tintim

 Ele foi à lua muito antes do Armstrong e já enfrentou várias gangues e sociedades secretas de todo o mundo. Tintim, o repórter belga, nasceu quando Hergé, seu criador, cansou de ilustrar histórias alheias do jornal Le petit vingtièm e decidiu criar suas próprias personagens. Assim foi criado o escoteiro Totor, que logo depois ganhou uma profissão (jornalista), um topete e um mascote canino chamado Milou, além de ter seu nome mudado.
As histórias de Hergé se difundiram rapidamente pela Europa e lhe rendeu bastante fama, apesar de algumas dificuldades de divulgação, como o pós-guerra.
Vários personagens dos quadrinhos marcaram os leitores com suas particularidades hilárias. O Capitão Haddock, que luta contra o álcool e usa seus xingamentos de marinheiro; o Professor Girassol, um cientista desatento e meio surdo; Bianca Castafiore, a cantora de ópera com a voz terrível; os gêmeos detetives Dupont e Dupond, super atrapalhados, satirizam os policiais ingleses; Tchang, o menino chinês que foi inspirado por um amigo do autor; Séraphim Lampion, entusiasta em todos os esportes; Rastapopoulos, principal vilão acompanhado de Allan Thompson e General Alcazar, modelado nos ditadores latino-americanos; entre outros.
Em 1991 a Nelvana (canadense) e a Ellipse (francesa) adaptaram a série para a televisão. O desenho animado dirigido por Stéphane Bernasconi chegou, inclusive, a ser transmitido no Brasil pela TV Cultura e pela Play TV. Teve 39 episódios de meia-hora divididos em 3 temporadas. Matt Groening, criador dos Simpsons, fez uma paródia do Tintim no 7º episódio da 19ª temporada, confira:

Abaixo, pra matar a saudade, assista à abertura da série e um remix da trilha sinfônica que eu achei na internet e adorei:

 
A obra de Hergé vai ganhar espaço nas telonas e quem dirigiu não é ninguém mais, ninguém menos do que Steven Spielberg e Peter Jackson é o produtor. Será uma triologia que havia sendo planejada desde 2008, porém Spielberg já tinha comprado os direitos sobre Tintim em 1983, pouco antes do seu criador falecer. O filme foi rodado em 3D, com a mesma tecnologia de Avatar. O Segredo do Licorne tem em seu elenco Jamie Bell (King Kong) como o personagem-título, Andy Serkis (o Gollum de Senhor dos Anéis) como Capitão Haddock e Daniel Craig (James Bond) como o maléfico Red Rackham, entre outros. O longa chegará aos cinemas no dia 11 de novembro. Dá uma olhada nos trailers:


Agradecimentos ao tintimportintim.com e ao omelete.com.br.


Sou eu, sob todas as formas! Tintim, quando quero ser heróico, perfeito; os Dupondt, quando sou estúpido; Haddock, sou eu quando tenho vontade de me exteriorizar.
Hergé
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário