quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Três canais de boa música na internet


Os canais musicais estão rareando na TV por assinatura. A MTV pós-Abril mudou seu posicionamento no mercado, e o Multishow há tempos tem outras prioridades, mesmo que ainda seja infinitamente melhor do que a sua principal concorrente. O VH1 morreu, e as outras emissoras dedicadas totalmente à música, como Bis e Music Box Brasil, ou não estão nos pacotes mais baratos das operadoras ou sequer conseguiram espaço nas grades.

Até poucos anos atrás, já na era da internet, a televisão era o meio por onde eu conhecia a maior parte das bandas e artistas novos. De uns tempos pra cá, porém, descobri alguns criadores que fazem conteúdo para a Web, mas com o profissionalismo televisivo. Eis aqui três exemplos dos melhores que assisti até agora.


Superdose (YouTube - Twitter - Facebook)



O Superdose é uma série divida em temporadas e disponível no YouTube. Produzido pela Pomar, no Rio, chegou à terceira temporada há pouco, em setembro, com a voz angelical da Laura Lavieri. Aliás, ela prepara um álbum pro ano que vem com a produção do Diogo Strausz ().

No Superdose, a gente não só conhece o artista pela canção que é apresentada no episódio, mas também um pouco de sua essência, influências e história. E tem música pra tudo quanto é gosto, dos estilos mais alternativos, aos clássicos herdeiros da MPB.

As boas surpresas são tantas que, nesta temporada, descobri que uma ex-colega de trabalho tem uma banda.

Fiz uma playlist com os vídeos de todas as temporadas:



Amanhã (13) será liberado o episódio da banda Os Camelos. Na próxima quinta-feira (20) é a vez do Sound Bullet e, na semana seguinte (27), a do Gustavo Tibi, da banda Jamz.

EcoSessions (YouTube - Facebook)



Esse já é de casa. O EcoSessions surgiu há cerca de um ano e é um projeto da 3po4 Produções, produtora-escola dos alunos de Rádio e TV da (minha) Escola de Comunicação da UFRJ. O estilo é parecido com o do Superdose, só que os vídeos são um pouco mais longos - tem uns 15 minutos cada, em média.

A falta de estrutura da universidade pública, da qual sou testemunha, acaba impedindo que a periodicidade dos lançamentos seja encurtada. Mas os quatro programas que já foram ao ar ficaram impecáveis:



Ao vivo no Observador (site - iTunes - SoundCloud)


Este aqui fui buscar no outro lado do Atlântico. Essas sessões são gravadas na redação do Observador, um jornal digital de Portugal (e que eu analisei na minha monografia). O destaque no programa, claro, é jornalístico, e as entrevistas ocupam mais tempo. Pra quem não pode parar para assistir, tem o podcast em várias plataformas.

Como não está disponível no YouTube, não deu pra montar uma playlist, e o player do Observador não é embedável. Já foram publicadas mais de 30 edições do programa, com artistas portugueses, angolanos e de outros países lusófonos.

Observação: as playlists desse post serão atualizadas constantemente com os novos vídeos.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário