domingo, 22 de fevereiro de 2015

Novas bandas: Veementes

Ontem, a capa do Segundo Caderno d'O Globo trazia uma constatação triste para o rock nacional: cada vez menos as rádios o tocam. O estilo perdeu a batalha para o neo-sertanejo e estaria relegado a voltar para o underground, deixando a massa parcialmente desprovida de música mais bem construída, reflexiva, crítica. Alguns dos ícones ouvidos na reportagem e eu, no entanto, acreditamos que o que é bom tem que ser, sim, popular. As pessoas merecem. O futuro do rock está, aparentemente, na Internet. E é nela que eu descobri a nova banda de hoje, que cumpre todos os requisitos para se equiparar às raízes do Rock 'N' Roll. Direto do interior de Goiás: Veementes.

"Veementes é rock brasileiro original feito com competência e ímpeto sonoro e poético." - define a página deles no Facebook


Formada em 2012, o quarteto Veementes surgiu em Rio Verde, a 230 km de Goiânia. Com contrabaixo de Alexandre Sardelari, bateria de Bruno Sardelari e guitarras e vozes de Cláudio Luis Bianchin e Leandro Sács, lançaram em 2014 um EP homônimo com quatro faixas. Pode até parecer pouco, mas é suficiente pra mostrar a que vieram. Tem um pouco de punk, indie, folk e até algo mais experimental na forma, mas nas letras é que está a essência do rock de outrora.




O fato de serem relativamente iniciantes não significa que lhes falta ambição. Aliás, esse é justamente o significado do nome da banda. Do latim, vehemens entis quer dizer: que contém uma força intensa; impetuoso; que contém excesso de vontade ou de modo entusiástico.



Imagino o quão difícil deve ser emplacar o rock no interior do Brasil. Apesar de todo o potencial nacional, só existem duas rádios dedicadas ao ritmo por aqui: a lendária Rádio Cidade, daqui do Rio, e a 89 FM, de São Paulo. Também não temos mais a velha MTV. O negócio é brigar por espaço na Internet, e isso a Veementes tem feito bem - tanto que chegaram até mim.

O clipe da faixa "Mercado de Pulgas" é um tanto amador - o que não tira o mérito - mas por um segundo dá pra ver um livro de Nietzsche. Será que o filósofo alemão é uma das inspirações da banda? Pela contestação, parece que sim.




Links e contatos

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário