quarta-feira, 18 de junho de 2014

Novas bandas: ParanoiKa


Ter um blog de música tem lá seus benefícios. Apesar do número limitado de leitores, alguns artistas e bandas me acham no Twitter e me seguem. Acabo não gostando de, digamos, uns 60% deles. Porém, as chances do restante me surpreender positivamente são altas. Um desses perfis foi o da banda ParanoiKa, de Curitiba, que põe em prática no Brasil um estilo que nunca tinha escutado no meio musical nacional.


Eles fazem música chiclete. E com isso não quero compará-los às tsunamis da indústria que vêm e vão a todo momento. Chiclete num bom sentido: as músicas se impregnam na cabeça nos fazendo querer ouvir mais! My love, eu tô ficando louco!




Eles se definem como uma mistura de "synthpop soturno dos anos 80, o indie britânico dos 90 e electrorock". Confesso que, de nome, não conheço nadinha desses estilos (sou blogueiro, não crítico d'O Globo). Pura falta de conhecimento etimológico de minha parte. Porque as influências deles variam de Yeah Yeah Yeahs a Garbage. É um som que eu amo de paixão e nunca escutei aqui no Brasil. Aliás, é uma mistura original, não uma cópia do estrangeiro, o que enriquece bastante o trabalho. 


Ah, essa faixa tem outra versão em punk rock. Um verso do refrão indica logo que não cantam só em português. Isso, além de facilitar a divulgação no exterior, acaba elevando a nossa reputação musical lá fora. Ainda por cima, a qualidade estética do videoclipe serve de exemplo para a indústria nacional que, infelizmente, não recebe a merecida atenção, como acontece em outros países.



E parece a estratégia que tem dado certo! No canal deles no YouTube tem alguns vídeos de apresentações na Europa. Vale também destacar os belos vocais da Karla Hill no palco (que, aliás, fez aniversário anteontem, dia 16/06 - Feliz aniversário atrasado!):



Não sei se vocês repararam, mas o nome ParanoiKa não é aleatório. As letras realmente falam de paranoias, loucuras e desequilíbrios, como os próprios explicam. Ou seja, impossível não se identificar, né?
 Venham pro Rio!




Links:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário